Avatar: Como definir seu Público Alvo!

ABN Solutions      sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

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Caso não saiba o que é um avatar ou persona, é bom que entenda, porquê você vai ouvir falar muito sobre isso daqui para frente, mas para lhe adiantar um pouco e não te deixar curioso, vou deixar à você a definição de avatar: Avatar é um conceito de marketing que significa personificação de público-alvo, é simplesmente um perfil de pessoa que atende todos os pré-requisitos que o empreendedor traçou é o tipo de público que ele deseja atingir.

 

A definição correta do seu avatar é algo extremamente importante, pois vai fazer com que seus Resultados Cresçam de forma significativa.

Uma vez definido seu público alvo, esse processo lhe fornecerá respostas as questões como dúvidas, dores, expectativas e muitas outras informações extremamente relevantes para alavancar seu negócio.

 

Embora exista a idéia de que o público-alvo é aquela pessoa que deseja comprar o produto ou serviço, a verdade é que, dentro dos seus clientes, existem vários tipos de personalidades e grupos específicos, e isso é algo que devemos considerar muito quando estamos criando um avatar.

 

Vou te dar um exemplo:

  1. Alunos que querem passar no vestibular
  2. Alunos que querem passar de ano
  3. Alunos que querem melhorar seu rendimento escolar

Veja que um mesmo público alvo, tem 3 avatares diferentes, são perfis e objetivos diferentes...

 

E você precisa adaptar suas campanhas de marketing para cada um desses grupos!

 

Agora vamos lá ao que interessa: Como definir seu Avatar

Vou deixar dicas para que você possa definir seu público ideal...

 

Recolha o máximo de informações como:

 

Demografia: Sexo, idade, estado civil, endereço, e-mail, telefone, escolaridade, profissão.

 

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Psicologia: Sonhos, objetivos, medos, frustrações.

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Cultural: Livros, programas de TV favoritos, música.

 

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Desejos: Objetos específicos ou bens materiais.

 

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Perfil social: Filhos, rotina diária, local de trabalho

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Necessidades: Comida, água, roupas, locomoção, higiene, amizade, família. (Aqui é importante que você saiba do que as pessoas estão precisando. O que cada uma delas precisa?)

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Preocupações - O que está preocupando essa pessoa? O que é capaz de tirar o sono? Perder dinheiro?

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Para empresas que já tem uma carteira de clientes, algo que pode ajudar demais, é fazer perguntas aos seus clientes ativos, isso vai ajudar a compreender ainda mais como seu público alvo se comporta, e com isso você diminui as chances de errar nesse processo de definição do seu avatar, afinal você precisa de definições reais e não apenas suposições.

 

Outro ponto que poderá lhe ajudar muito é verificar algumas pesquisas de mercado já realizadas...Isso você pode encontrar em uma pesquisa no Google, revistas, parceiros de negócios ou até mesmo concorrentes.

 

Bom, agora que você já tem todas as informações, acerca dos seus possíveis clientes e informações de seus concorrentes, o que fazer com toda essa informação?

Agora você precisa adaptador o seu discurso que realmente vai tocar na maior dor do seu cliente para que ele entenda que realmente precisa do seu produto ou serviço, esse discurso chamamos de Copywriting.

O que é Copywriting? 

Em amplo sentido, Copywriting se trata da ação de produzir textos (sejam eles slogans, whitepapers, sites, posts, etc) com o objetivo de realizar uma venda. Em um aspecto mais técnico, é a arte de escrever de forma a promover um produto, uma pessoa, uma idéia ou um negócio; é de forma cuidadosa editar, selecionar, tecer e construir palavras que irão levar o leitor a tomar uma decisão específica.

 

Essas copys são disparadas com sistemas de E-mail marketing, assim que você começar formar a sua lista, lembrando que a sua lista é o seu maior ativo.

Não estou falando de listas compradas na internet, mas sim de listas com pessoas interessadas em seus produtos e serviços, e para automatizar ainda mais esse processo de e-mail marketing configuramos o Autoresponder.

 

Como muita gente ainda não sabe o que é Autoresponder, deixo aqui uma explicação:

Autoresponder é todo o email disparado automaticamente depois de alguma interação realizada pelo contato ou por regra definida através de mecanismos para automação de marketing.

 

O exemplo mais comum e usado é sem dúvida o email de boas-vindas, disparado após inscrições numa newsletter ou após a adesão a algum serviço. O autoresponder é importante para as empresas que procuram expandir seu funil de vendas e gerar novos leads, pois auxilia a prover um atendimento ágil, que melhora muito a reputação de uma empresa frente a seus clientes e prospects, sem que seja necessário dispor de uma grande estrutura para isso.

 

Agora que você já aprendeu como definir seu avatar, viu o quanto é importante criar sua Copywriting, agora só precisa automatizar configurando o autoresponder em alguma ferramenta de e-mail marketing.

Parece um pouco complexo né? Na verdade são muitos detalhes, mas se tiver alguma dúvida entre em contato com a ABN Solutions e teremos o maior prazer em te ajudar a estruturar todo esse processo para que você tenha Resultados Extraordinários.

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